domingo, 18 de novembro de 2007

Google, Sun e o mundo mobile!

Sem dúvida é por aqui que vamos...

Várias são as linhas de evolução tecnológica que mostram que em alguns anos todos andaremos comandando nossos negócios com aparelhos de bolso e com alta capacidade de interação. O mundo está evoluindo para um boom de computação mobile + web 2.0!!!

Quantos de vocês já perceberam que a maior parte do tempo que passamos nos desktops hoje está baseada num navegador Web? Claro, existem os que passam uma boa parte nos seus IDEs favoritos, mas esta população precisa enxergar outras mudanças no mundo da TI que não vêm ao caso. Já outros passam bem nos seus jogos favoritos, estes sim ainda precisarão de suas placas aceleradoras de 256Mb (apesar de já existirem empresas como a EA trabalhando numa linha de entretenimento para handsets).

As últimas novidades deste mundo estão ligadas ao lançamento da Google à frente de um consórcio desenvolvedor de tecnologia mobile. Chama-se Android (vide http://www.openhandsetalliance.com/) e consiste em uma pilha de aplicativos que busca facilitar homogeneizar os sistemas destes aparelhos (vide http://code.google.com/android/what-is-android.html).

Jonathan Schwartz (CEO e presidente da SUN) escreveu em seu blog, "o Android é um sistema Linux/Java", e essa declaração tem rendido muito bate-papo na rede. O que acontece é que o Android não utiliza a JVM da SUN em seu aparelho, mas sim uma outra implementação denominada Dalvik, dita mais eficiente para este tipo de plataforma. Ela é capaz de executar código Java através de uma conversão do .class para .dex (Dalvik Executable). Mas como grande parte das aplicações da pilha são JAVA, não vejo porque a negação da existência desta tecnologia no Android. Pelo que lembro, a JVM é uma especificação e sempre pôde ser reimplementada.

O que tem preocupado a comunidade é o particionamento da tecnologia, neste caso "Sun-JME x Android-Dalvik", principalmente porque ambas são open source e podem ser melhoradas por qualquer um. Tudo bem que uma fragmentação não é coisa simples, pois cria a necessidade de plataformas compatíveis, mas como estamos falando de um jogo de gigantes, empresas que possuem suas próprias plataformas e sistemas operacionais podem complicar a situação.

O importante é perceber a tendência de mercado direcionada ao mundo de tecnologias móveis e estar sintonizado nos próximos passos.

Abraços.

2 comentários:

Ramon Talles disse...

Parece que a Google sempre está um passo a frente de todos, quando não está, compra um "pulador" e passa a frente quem o estiver!. Vide o "OpenSocial" Código aberto que foi lançado no inicio do mês passado para desenvolvedores criarem suas aplicações (usando a respectiva api) e disponibilizarem nas redes sociais (orkut, linkedin, salesforce, myspace, ning, etc). Essa idéia já estava operante pelo FaceBook desde o inicio do ano, o diferencial é que várias redes sociais aderiram ao google e estão trabalhando em cooperação utilizando a mesma api. O FACEBOOK está isolado agora. Vamos ver como fica isso.
O android é outra sacada muito massa!!! muito bom o Prof. Nigini ter feito esse blog foi a partir daqui que conheci essa plataforma (sim uma plataforma, um S.O para celulares). Já baixei SDK Android (http://code.google.com/android/download.html) mesmo sem ter idéia alguma, mas estou fuçando aqui(nas férias). Inclusive tem uma video aula ensinando a fazer uma aplicação simples usando o android pelo eclipse (http://br.youtube.com/watch?v=I6ObTqIiYfE).
O Google lançou um concurso que oferece US$ 10 milhões em prêmios para os mais interessantes aplicativos usando o android(o maior prêmio é bastante significativa: US$ 275.000) palavras do proprio Sergey Brin (http://br.youtube.com/watch?v=_avwGFsv60U).

flw

Anônimo disse...

Realmente a Google se supera a cada dia. A grande sacada é o foco em portabilidade, compartilhamento e simplicidade. Além de desenvolver excelentes aplicações, ainda se preocupa com a ideologia Opensource. Já deram uma olhada em http://code.google.com/ ?

Boa iniciativa do blog, já assinei.